Eu sei bem que Natal é Natal! Sei bem que faz parte do mesmo, o consumo dos doces típicos, que por consequência são tipicamente ricos em açúcar e/ou gordura e com um nível calórico elevado. Já por isso se associa muito esta época ao aumento de peso!

A ideia não é deixarem de aproveitar os 4 dias festivos, claro que não! EU APROVEITO BEM! 🙂 Mas, há formas de criarmos receitas ligeiramente mais saudáveis e com o mesmo sabor, apenas com a substituição de um ou outro ingrediente. Dou-vos uma ajuda:

Açúcar – Reduzir ao seu teor ou utilizar adoçantes como o agave (2/3 de chávena equivalem a 1 chávena de açúcar), stevia (quantidade equivalente à que usa de açúcar) ou xilitol (metade da quantidade que usaria de açúcar);

Leite, leite condensado, natas e manteiga – Substituir estes por versões magras não altera o sabor da receita e reduz o teor de gordura e nível calórico;

Chocolate – Optar por um chocolate com maior percentagem de cacau, por exemplo, mais de 70% ou utilizar cacau puro. Aqui deverá reduzir a quantidade para metade, pois o cacau apresenta um sabor mais amargo que o chocolate.

Ovos – Claro que se falarmos de 2 ou 3, não tem grande impacto. Mas em receitas que usam mais de 6 ovos, poderá fazer sentido usar apenas 3 ovos inteiros e o restante de claras, tornando o produto final com menor teor de gordura e colesterol.

Pequenas alterações que não fazem diferença no sabor, mas sim no valor nutricional! 

Posted by:Sara Almeida Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s