O figo é habitualmente referido como sendo uma das frutas mais calóricas. No entanto, se analisarmos o seu valor energético, por 160 g de parte edível, percebemos que não difere muito de outras frutas (ver tabela abaixo):

Fruta Figo Abacate Banana Dióspiro Kiwi Laranja Maçã Uva branca
Kcal/160g 125 182 166 104 96 77 102 133
Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos, 2017

Este fruto comparado com outros alimentos como bolos, chocolates, gelados, os quais não possuem relevo nutricional e que com uma pequena quantidade apresentam um valor energético bem superior, o figo pode ser uma estratégia para evitar o consumo dos mesmos devido à sua característica adocicada. O importante é a quantidade que é consumida, não devendo ultrapassar 2 unidades médias. É importante salientar ainda, que sendo o figo seco, o valor energético aumenta (100g/230kcal) e o índice glicémico também, sendo por isso muitas vezes utilizado por desportistas, de forma a adquirir energia rapidamente.

nordwood-themes-815239-unsplash

Posto isto, o figo é uma boa fonte de fibra e potássio e contém minerais como cálcio, magnésio e fósforo, e vitaminas do complexo B como a B6 e ácido fólico. Além disso, fornece flavonóides que são importantes na melhoria de problemas cardiovasculares.

É uma fruta excelente ao natural, mas também pode ser usada por exemplo, em doces, conservas e pratos de carne. Que tal experimentares a minha sugestão?

Brownie de figos e chocolate

IMG-20180928-WA0001

Posted by:Sara Almeida Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s