Acabamos de passar uma época, em que os frutos gordos foram os reis lá de casa! Sabias que a noz é um dos mais nutritivos! E porquê?

– É rica em ácidos gordos instaurados, especialmente, em ómega-3, o que ajuda a regular os níveis de colesterol e evitar a sua deposição nos vasos sanguíneos, assim como a diminuir a agregação plaquetária e a formação de trombos. Além disso, o facto de possuír um elevado teor de antioxidantes, tornasse uma excelente aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.

– Possui na sua composição minerais como: zinco, cobre, potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, o que contribui para diversas funções fisiológicas, como o normal funcionamento do sistema nervoso, da função psicológica, do sistema imunitário, da função cognitiva e manutenção de ossos, cabelos, unhas, pele e visão.

– Contém melatonina, que é a substância que ajuda na regulação do sono.

– O seu teor em fibras, proteínas e gorduras insaturadas, permite que a noz promova o funcionamento do trânsito intestinal e uma sensação de saciedade, ajudando no controlo de glicemia e apetite.

– São um ótimo “boost” de energia em momentos de fadiga e cansaço!

– Apresenta um elevado valor energético, aproximadamente 607 Kcal por 100g, devendo por isso, ser consumida com moderação, integrada numa alimentação equilibrada e variada. A dose diária recomendada é de 20g, correspondendo a cerca de 4 nozes.

* Cruas ou torradas, inteiras ou picadas, as nozes dão um toque crocante e saboroso a qualquer receita! Ideias? Os muffins de alfarroba proteicos e os cogumelos recheados têm como ingrediente a noz (clica na foto para veres a receita).

link1

link2

 

Posted by:Sara Almeida Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s