Geralmente chamamos de chá a todo o tipo de bebida proveniente de plantas aromáticas: chá de cidreira, chá de camomila, chá verde, chá de frutos vermelhos, entre outros. Será que é mesmo assim? Será que atribuir o nome de “tisana” ou até mesmo “infusão” é mania?

1

Pois bem … chá, infusão e tisana NÃO são a mesma coisa! Fica a saber a diferença para utilizares o termo correto em qualquer situação:

Chá: Provém da planta Camellia sinensis, que origina 3 tipos: chá preto, chá verde e chá branco. Estes chás ao contrário das infusões e tisanas possuem um composto semelhante à cafeína, e por isso deve haver cautela na sua ingestão em crianças, grávidas, hipertensos ou pessoas com distúrbios de ansiedade.

Infusão: Dá-se o nome de infusão quando uma outra planta é utilizada para preparar uma bebida, como é o caso da infusão de cidreira, camomila e tília.

Tisana: Resultam da utilização de mais que uma planta aromática, como por exemplo, tisana de erva príncipe e perpétua roxa, frutos vermelhos ou gengibre limão.

2

Os chás, infusões ou tisanas são uma excelente forma de beberes mais água durante o dia! Vê mais dicas no post “Como aumentar a ingestão de água?”.

Posted by:Sara Almeida Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s