Quem é que nunca ouviu dizer que o pão engorda?!

Pois bem, realmente não é o pão que engorda!!! Mas também é falso dizer que quem está numa fase de perda ou manutenção de peso não o deve comer, pois o grande problema não é o pão por si só, mas sim a quantidade que é ingerida e o que lhe adicionamos. Por exemplo, um pão tradicional tem aproximadamente 130 Kcal, mas se lhe adicionarmos 10g de manteiga (gordura) ou 20g de creme de chocolate (gordura e açúcar) adicionamos-lhe, respetivamente, cerca de 90 Kcal e 107 Kcal, sendo que muitas vezes esta quantidade é ultrapassada ou então são adicionados dois tipos de recheios (manteiga com fiambre, queijo com marmelada…). Assim, a melhor opção será adicionares uma fonte proteica tal como o queijo magro, queijo fresco, requeijão, atum, ovo, entre outros.

Além disso, geralmente quando o pão é retirado de uma dieta é substituído, e erradamente, por bolachas, nomeadamente a bolacha maria! Se compararmos apenas os ingredientes de cada um deles percebemos que o pão é sem sombra de dúvidas o mais saudável: pãofarinha, fermento, água e sal; bolacha maria – farinha, açúcar, gordura, sal e vários aditivos. Já para não falar que o pão, sobretudo com farinhas menos refinadas (pão escuro), contém maior quantidade de fibra e proteína, o que prolonga a sensação de saciedade.

Assim, de uma forma geral, o pão é preferível a qualquer bolacha ou cereal de pequeno-almoço presente no mercado, no entanto como qualquer outro alimento deve ser consumido com moderação e de acordo com as necessidades individuais.

2

Posted by:Sara Almeida Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s